Proposta Metodológica

 

Em todas as nossas escolas da Rede de Ensino Sagrado Coração, as etapas da Educação Básica são fundamentadas, de forma progressiva, a partir dos seguintes eixos:
• Formação Humana e Espiritual;
• Conhecimento Científico e Humanístico;
• Habilidades Socioemocionais;
• Empreendedorismo,
• Inovação e Transformação Digital;
• Cidadania Global.

Educação Infantil
Num ambiente acolhedor e seguro, preparado para atender aos alunos dessa faixa etária, proporcionamos momentos para que a aprendizagem ocorra por meio das interações e brincadeiras, possibilitando o desenvolvimento de forma integral, assegurando aos nossos alunos os direitos do desenvolvimento infantil:
· CONVIVER com outras crianças e adultos, aprendendo a respeitar o outro;
· BRINCAR de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com crianças e
adultos;
· PARTICIPAR ativamente de escolhas de atividades, materiais e brincadeiras,
decidindo e se posicionando;
· EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras,
emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da
natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes;
· EXPRESSAR suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses,
descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens;
· CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural.
E para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças,
investimos na prática do diálogo e no compartilhamento de responsabilidades entre a
escola e a família.

Ensino Fundamental
Nossa Proposta Pedagógica é fundamentada na ciência cognitiva, em que valorizamos as habilidades progressivas de desenvolvimento do pensamento, que envolve: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.
No IGD, o processo de aprendizagem é visto como o resultado da ação interatuante dos fatores: maturação, experiência, transmissão social e equilibração. A construção do conhecimento se potencializa quando o ensino incentiva a autonomia do aluno em reação à sua própria caminhada na construção da aprendizagem.

Ensino Médio:
De forma sistemática, planejamos e organizamos uma prática educativa na perspectiva cognitivista, que promova a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das capacidades e potencialidades do estudante. Assim sendo, as atividades pedagógicas visam a consolidação e
o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando prosseguimento nos estudos.
Consideramos a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação e aperfeiçoamento posteriores.
Esta etapa é caracterizada pelo aprimoramento do jovem como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. A compreensão dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática num espírito empreendedor.
Busca-se o atendimento às necessidades contemporâneas de uma formação integral, que contemple as competências essenciais do século XXI, estabelecendo um projeto de vida pessoal e social.

 

Fale com a Gente!
Enviar via WhatsApp