Cuidados com as crianças no Carnaval!

Os pais devem redobrar os cuidados com as crianças durante o carnaval para evitar acidentes.

Atenção:

 – As fantasias devem ser leves e de tecidos arejados. Tenha cuidado com objetos e acessórios pontiagudos. Lembre-se que o carnaval ocorre em pleno verão brasileiro, com dias quentes e úmidos, que aumentam a sudorese e o risco de desidratação. Escolha, então, roupas ou fantasias leves, de cores claras, folgadas no corpo e que permitam a circulação do ar. Oferecer água para a criança e sucos naturais durante a festa também é importante.

– Cuidado com lantejoulas, pois se soltam com facilidade. Evite também que as fantasias sejam acompanhadas de brinquedos, como armas (revólveres, espadas, etc.), que além de servirem como apologias da violência, podem provocar acidentes.

– Se for fazer pintura no rosto, os pais devem procurar tintas específicas para essa parte do corpo e voltadas para o público infantil. Pinturas devem ser feitas com tintas naturais, neutras, e de fácil eliminação, evitando-se as regiões próximas aos olhos e à boca.  Cuidado com máscaras que, quando deslocadas, podem dificultar a respiração da criança. – Cuidado com as máscaras, principalmente as de material sintético, podem impedir a respiração.

– Ao estourar bexigas e balões, as crianças podem engolir os pedaços pequenos de borracha.

– Dê preferência para tênis que não apertem os pés, pois a criança terá muito mais segurança para correr e pular, além de ser muito mais confortável para ela.

– Tome cuidado com as tradicionais “guerras de confetes”. Elas acabam se tornando perigosas para nossos pequenos, pois podem levar a engasgos ou aspiração do material. Sendo assim, evite esse tipo de brincadeira.

– As crianças maiores (pré-adolescentes e adolescentes) devem ser muito bem orientadas a não beber bebidas alcoólicas, não aceitar nada oferecido por estranhos, e procurar por você ou por uma autoridade policial diante qualquer suspeita de assédio.

– Festas de salão costumam ser realizadas para faixas etárias definidas. Respeite estas divisões, não permitindo que seu filho vá a festas com crianças de outra idade, sejam elas mais velhas ou mais novas.

– Leve seu filho ao local da festa já com uma pulseira de identificação, onde conste o seu nome completo e o do responsável que esteja presente no local, além do número do telefone celular do adulto.

 – Quem vai participar de carnaval de rua não deve deixar que as crianças se afastem muito. Além do risco de se perderem, elas podem sair do trecho indicado de segurança e serem atropeladas.  “Não basta avisar os pequenos sobre o perigo, os pais devem supervisioná-los sempre”.

 Trânsito

Na hora de viajar, a orientação é para que os pais coloquem as crianças sentadas na cadeirinha adequada para a idade, no banco traseiro e sempre com o cinto de segurança.

Os pequenos também precisam ser ensinados a como proceder no trânsito atravessar na faixa de pedestres, ficarem atentas aos carros e ao semáforo, andarem na calçada, entre outros.
Com algumas orientações é possível curtir o carnaval de rua com os filhos. Confira as dicas dos especialistas e caia na folia sem preocupações:

1- Use filtros solares específicos para bebês e crianças.

2-Para evitar a desidratação, ofereça líquidos durante o trajeto do bloco , com frequência. “Leve a água de casa, acondicionada em um recipiente térmico, o que permite que se mantenha fresca. Sucos de frutas naturais, como melancia, laranja, tangerina e caju, além de água de coco, também são indicados”.

3- O ideal é que a criança já saia de casa alimentada. “Se for necessário levar um lanche, dê preferência a frutas frescas e biscoitos sem recheio. Para comprar na rua, prefira sucos prontos e industrializados, água mineral, sorvetes de frutas e biscoito de polvilho. Evite alimentos de fácil contaminação, como embutidos (presuntos, salsichas e salames), maionese e molhos cremosos.

4- Cuidado com o calor escessivo, pois pode provocar insolação.

5-Os maiores causadores dessa irritação na pele são as tintas e maquiagens, usadas para pintar rosto, braços e pernas das crianças. Para evitar alergias, opte por tintas com base aquosa e maquiagens específicas para crianças.

6- É importante colocar pulseira de identificação nas crianças, com nome do filho, nome dos pais e telefones para contato. Caso não seja possível fazer a pulseira, é possível improvisar costurando o papel com as informações na roupa da criança. Mostre a identificação para ela e explique do que se trata, assim, ela mostrará a quem encontrá-la.

Fale com a Gente!
Enviar via WhatsApp