DPAC, DISLEXIA E TDAH: Saibam como esses distúrbios estão relacionados.

disturbio

 

DPAC, DISLEXIA E TDAH: SAIBAM COMO ESSES DISTÚRBIOS ESTÃO RELACIONADOS.

Psicopedagoga Soraia Novais da Silva

 

O Processamento Auditivo Central (PAC) compreende um conjunto de habilidades auditivas realizadas pelo sistema nervoso central, necessárias à interpretação das informações que chegam por meio da audição. Pessoas que sofrem do Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) possuem alterações em uma ou mais destas habilidades auditivas de linguagem e aprendizagem. Apresentam também uma audição periférica normal e dificuldade de compreender o que é falado.O tratamento para DPAC inclui exercícios de reabilitação fonoaudiológicos e terapia de estimulação cognitiva realizado com psicopedagogos.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD) uma razão para se avaliar o processamento auditivo central (PAC) em disléxicos está baseada na hipótese que um déficit perceptual auditivo pode agravar em muito os problemas de aprendizagem, incluindo problemas específicos de leitura e distúrbios de linguagem. Para avaliar o grau do distúrbio e suas consequências são realizados testes por fonoaudiólogos para averiguar os mecanismos fisiológicos de atenção seletiva para sons não verbais em escuta dicótica, discriminação de sons em sequência e reconhecimento de padrões temporais.

 

Estudos apontam que existe uma nova luz no fim do túnel para pessoas comsintomas de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Nos últimos dez anos, especialistas têm trabalhado com uma nova investigação e novo diagnóstico que muda muita coisa nos casos de agitação e falta de concentração: o DPAC.O distúrbio causa alterações em uma ou mais das habilidades auditivas que afetam o desenvolvimento da aprendizagem e da linguagem e por conta deste distúrbio, a criança apresenta sintomas e comportamentos semelhantes aos registrados em portadores de TDAH o que pode levar ao erro de diagnóstico. Crianças que hoje estão sendo medicadas, por terem sido equivocadamente diagnosticadas como TDAH, precisam de revisão no tratamento urgente porque quando se trata de DPAC, a medicação não funciona e nem é necessária.

 

Soraia Novais da Silva

Pedagoga – Psicopedagoga

 

Espaço Aprender

Estrada de Jacarepaguá, 7655 – sala 708

Freguesia – Jacarepaguá

Cel: 98869-2889

Tel: 2447-1305

Fale com a Gente!
Enviar via WhatsApp