Encenações das obras de Shakespeare – 3º ano do E.M.

No dia 16 de abril de 2015, tivemos a grata oportunidade de ver os alunos da turma C31 encenar seis obras de Shakespeare. A importância do contato com esses clássicos da literatura universal é fundamental para o ganho de cultura geral, além é claro, do prazer que tais espetáculos nos proporcionam. Não é popularidade que caracteriza os verdadeiros clássicos, e sim, a capacidade que essas obras têm de nos transportar para universos ficcionais. Os mais diversos sentimentos humanos não explorados por Shakespeare.

Inicialmente em Romeu e Julieta, o amor entre os jovens de famílias inimigas ganha proporções trágicas.

Em Otelo, o ciúme instigado por Iago cega o protagonista selando o seu destino e o Desdêmona, sua amada.

Em Hamlet, o príncipe, movido pela sede justiça,  questiona-se e quase enlouquece  para vingar o morte de seu pai. Em Macbeth, a cobiça e o desejo de poder  guiam o personagem central  ao seu fim.

Em Sonho de uma noite de verão, os personagens são marionetes nas mãos de deuses e demonstram a efemeridade dos sentimentos humanos de uma forma leve e divertida.

E, finalmente, em Rei Lear, o monarca de idade avançada e mau julgador do caráter de suas filhas, sofre as consequências de seus erros de julgamento.

 

 

Fale com a Gente!
Enviar via WhatsApp