Feriados e férias na Olimpíada abrem espaço nas ruas do Rio

791c06d3-91da-4ec6-bfba-dd3b1853a14f

Feriados e férias na Olimpíada abrem espaço nas ruas do Rio.

Expectativa é de redução de 19% no trânsito da manhã.

Falta pouco para começar as festas da Olimpíada e da Paralimpíada. A casa, ou melhor, a cidade, já está praticamente arrumada para receber convidados, os mais de 15 mil atletas. A expectativa é que eles atraiam de 500 mil a um milhão de turistas ao Rio, que vão se juntar aos quase 6,5 milhões de cariocas. E para que todos possam circular sem atropelo e a cidade continue funcionando, a Prefeitura do Rio elaborou um calendário de atividades.

Feriados Olimpíada 2016
Três feriados foram criados para acomodar convidados e anfitriões: dias 5, 18 e 22 de agosto. O primeiro é no dia de abertura da Olimpíada, quando cerca de 10.500 atletas estarão se deslocando em mais de 350 ônibus, além de chefes de estado e de governo que virão para a festa. No dia 18, é quando será realizada a prova de triatlo em Copacabana, na Zona Sul, e no dia 22, após os jogos, quando praticamente todas as delegações estarão deixando a cidade e voltando para casa.

O prefeito Eduardo Paes já informou que, havendo necessidade, poderá decretar outros pontos facultativos. Segundo cálculos feitos pela prefeitura, no primeiro dia de competições – dia 6 de agosto – haverá mais gente circulando na cidade do que em todos os sete dias de jogos da Copa de 2014.

“O grande desafio será manter a cidade funcionando e garantir que os atletas e o público cheguem com tranquilidade aos locais de competição. O impacto no trânsito vai ser grande, com muitas vias fechadas para as provas de rua. Por isso, é importante que todos colaborem usando o transporte público”, disse Paes.

Triatlo em Copacabana
A prova de triatlo, em 18 de agosto, uma quinta-feira, vai ser um teste difícil não só para os atletas, mas para toda a população. Principalmente para os moradores de Copacabana. O percurso da prova exige o fechamento por duas horas da Rua Gastão Bahiana e do Corte do Cantagalo, no horário de rush do almoço. Com isso, 42 linhas de ônibus terão o trajeto interrompido, o que vai causar colapso no trânsito de Copacabana e Lagoa, com reflexos no Túnel Rebouças e também na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

No mesmo dia 18 vão acontecer outras 40 provas em arenas olímpicas em pontos diversos da cidade.

Paes diz que a população também é convidada a participar da festa. E para melhor aproveitá-la e deixar as ruas mais livres para a Olimpíada, as férias nas escolas públicas e privadas foram postergadas: vão ocorrer entre 25 de julho e 26 de agosto. Não haverá férias em setembro. Nas férias escolares costuma ocorrer uma redução de 19% na circulação de veículos pela manhã e, de 8%, em média, na circulação pelas principais vias da cidade, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Transportes.

Calendário olímpico
O calendário olímpico e paralímpico já começa em 24 de julho, com a abertura da Vila Olímpica, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. No dia 30 de julho, a Tocha Olímpica chega ao estado, e nos dias 4 e 5 de agosto percorre as ruas da cidade. As competições vão de 5 a 21 de agosto. No dia seguinte, as delegações estrangeiras deixam o Rio e no dia 24, a Vila Olímpica é fechada. Ela volta a reabrir no dia 31 de agosto para receber os atletas paralímpicos. Os jogos vão de 7 a 18 de setembro, com a Vila sendo fechada definitivamente no dia 21 de setembro.

Os jogos começam antes mesmo da festa de abertura, já que nos dias 3 e 4 de agosto, estão programadas competições de futebol feminino e masculino no Estádio do Engenhão, no Engenho de Dentro, na Zona Norte.

Nos dias 6, 7 e 10 de agosto (sábado, domingo e quarta-feira), há provas de rua, como ciclismo de estrada, que tem largada no Forte de Copacabana e segue por ruas da Lagoa, Jardim Botânico, Alto da Boa Vista, São Conrado, Barra da Tijuca e Pontal.

Nos dias 12 (sexta-feira) e 19 (sexta-feira), acontecem as provas de marcha atlética, no Pontal, na Zona Oeste.  No dia 14 (domingo) tem a maratona feminina partindo do Sambódromo, no Centro e seguindo até o Aterro do Flamengo, na Zona Sul. A maratona masculina faz o mesmo percurso no dia 21 (domingo). No dia 20 (sábado) é a vez do triatlo feminino voltar a fechar as ruas Gastão Bahiana e o Corte do Cantagalo, em Copacabana.

ferias-escolares

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/olimpiadas/rio2016/noticia/2016/07/feriados-e-ferias-escolares-abrem-espaco-nas-ruas-para-olimpiada-2016.html

Fale com a Gente!
Enviar via WhatsApp