Olimpíadas IGD

Que bom ver a alegria de nossos jovens!
O Esporte coletivo é um meio de aprender sobre nossos limites corporais e sobre
como nos relacionar com os limites do outro.

As Olimpíadas do ano de 2012 começaram de maneira diferente. Nossos alunos foram convidados a apresentar diferentes tipos de lutas, que praticam em suas tardes.

As lutas representadas foram:

 

 

Muay thai

 

É uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado desporto nacional. Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé é conhecida como “a arte das oito armas”, pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.

O muay thai tornou-se popular no século XVI, contudo começou a ser internacionalmente difundido apenas no século XX, quando inúmeros lutadores tailandeses conquistaram diversas vitórias sobre representantes de outras artes marciais. O desporto desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança ao praticante.

 

Capoeira

 

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.

Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, que significa “o que foi mata”, através da junção dos termos ka’a (“mata”) e pûer (“que foi”). Refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil onde era praticada agricultura indígena.

Jiu jitsu

Jiu-jitsu que, em japonês , “suavidade”, “brandura”, e jutsu, “arte”, “técnica”, é uma arte marcial, que utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente.

Isso implica dizer que a tal «arte suave» nasceu como contraponto às artes rígidas, que eram executadas com a espada, kenjutsu, por exemplo.

Basicamente, no jiu-jitsu usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) em alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer.

 

Fale com a Gente!
Enviar via WhatsApp